Muitas vezes durante uma apresentação no trabalho, entrevista de emprego em inglês ou em uma viagem para o exterior, podemos nos deparar com momentos de insegurança com a desenvoltura do segundo idioma. Já passou por isso?
Não ter certeza sobre a pronúncia de uma palavra ou se usou corretamente uma expressão que aprendeu por aí? Ou já se perguntou se a forma como você se comunica está próxima ao inglês nativo?
Esse sentimento aparece quando nos sentimos inseguros quanto prática do idioma estrangeiro e é mais comum do que parece, mas algumas pessoas disfarçam melhor que outras.
É possível identificar algumas na pronúncia e se policiar para não cometê-las como colocar o “i” no final das palavras, por exemplo “facebooki” ou “tiktoki” ou ter atenção em palavras com M ou N, que sejam pronunciadas corretamente, como “man” e “train”.
Porém, a preocupação com detalhes na pronúncia embora seja importante não pode ser superestimada.
Você se comunica? É entendido? Possui sotaque e consegue ser claro ao falar um segundo idioma?
Então o seu principal objetivo foi alcançado.
É preciso respeitar a cultura de onde se vive e entender que o sotaque existe.
Mas como diminuir o sotaque? A forma mais eficiente de melhorar e trabalhar a sua fluência é praticando.
Aulas de conversação são excelentes oportunidades para que você esteja mais a vontade com o idioma, como vemos no artigo “Como ficar fluente com aulas de conversação”.
As aulas particulares também são oportunidades de trabalhar de forma personalizada um conteúdo específico, seja inglês e espanhol para negócios ou cursos de imersão em inglês,funcionando como um “polimento” no segundo idioma, ajudando o aluno a adquirir mais confiança e consequentemente uma melhor pronúncia.
Podemos concluir, portanto que não existe fórmula mágica e que cada caso é único e precisa ser visto e trabalhado de forma personalizada.
A Goal Up se orgulha de ser um curso de excelência no ensino de inglês e espanhol, localizado em Niterói, que preza justamente pelo conteúdo personalizado, atendendo de forma única cada aluno, levando em consideração o contexto global do idioma.